Bem-vindos!

DIÁLOGO ABERTO, O ORIGINAL, é um espaço interativo cuja finalidade é a discussão. A partir de abordagens relacionadas a muitos temas diversos, dos mais complexos aos mais práticos, entre teologia, filosofia, política, economia, direito, dia a dia, entretenimento, etc; propõe um novo modo de análise e argumentação sobre inúmeras convenções atuais, e isso, em uma esfera religiosa, humana, geral. Fazendo uso de linguagem acessível, visa à promoção e à saliência de debates e exposições provocadoras, a afim de gerar ou despertar, em o leitor, um espírito crítico e questionador.

Welcome! Bienvenidos! ברוך הבא

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

As mulheres não podem cortar o cabelo





"Se a mulher não cobre a cabeça, deve também cortar o cabelo; se, porém, é vergonhoso para a mulher ter o cabelo cortado ou rapado, ela deve cobrir a cabeça". 

1 Coríntios 11:6



1. Há uns anos atrás, em qualquer círculo evangélico-tradicional que havia, era estritamente proibido as mulheres cortarem ou apararem o cabelo, por qualquer motivo. Essa proibição possuía hipoteticamente o versículo supracitado como base, ou seja, como alegação maior de que, factualmente, era estritamente proibido tal ato. 

2. Mulheres eram excluídas o tempo todo do rol de membros de igrejas, sem ao menos poderem argumentar a favor de sua estética nova ou novo visual, embelezamento. Os xerifes, patronos das igrejas, ditos pastores, não permitiam retaliação, argumentação, réplicas, apenas sentenciavam-nas irreconciliavelmente. 

3. Ao meu ver, eram eles um bando de tolos e sem instrução alguma, e estavam completamente, digo, completamente equivocados em suas interpretações. Pelos motivos seguintes:

a) O versículo supracitado foi escrito em uma carta endereçada a uma igreja que se localizava na cidade grega de Corinto. Esta era uma cidade portuária, e por isso, vinham pessoas de todos os lugares do mundo ali. Juntamente com as pessoas, vinham as suas crenças religiosas. Devido este motivo, havia em Corinto, templos em honra a vários deuses, inclusive, o Templo de Afrodite... O culto à deusa do amor envolvia relações sexuais, orgias cultuais. Havia por volta de mil prostitutas cultuais em Corinto, na época. Esta prostituição cultual gerava bastantes riquezas para a cidade. 

b) A prostituta cultual, para se diferenciar da mulher comum, fazia o seguinte: raspava o seu cabelo, assim, todos que vissem uma mulher com cabelo raspado saberiam de que se tratava de uma prostituta cultual de Afrodite. Esta era uma forma de identificá-las.

4. Ou seja, era vergonhoso para a mulher cortar ou aparar o cabelo, ali, apenas, em Corinto, pois poderia ser facilmente confundida com uma prostituta do templo de Afrodite. Por isso, a recomendação da carta, "não cortem". 

5. Bingo, apenas com esse pequeno conhecimento, de dez linhas escritas, a respeito do contexto real da carta, pode-se concluir por que disse à princípio que os intérpretes abestados estavam completamente errados. 

6. E pasmem-se, ainda existem muitos, hodiernamente, que mantêm essa mesma interpretação. Ou por falta de informação, que é o menos provável, ou por falta de vergonha na carinha e puro machismo! 


















André Francisco



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares